Pastoral do Batismo

Por se tratar do primeiro sacramento, a Pastoral do Batismo ajuda para que mais pessoas se tornem filhos de Deus. Dessa forma, busca conscientizar pais e padrinhos sobre a responsabilidade na educação do batizando na fé cristã.

Além disso, a Pastoral do Batismo trabalha, também, no acolhimento de pais e padrinhos que, muitas vezes, encontram-se distantes da vivencia dos sacramentos e atividades da igreja.

Agendar Batismo

Os batismos acontecem uma vez por mês (geralmente no primeiro sábado do mês), às 10h30. E podem ser agendados na secretaria da paróquia.

Curso Preparatório

Por se tratar de um importante sacramento, pais e padrinhos devem realizar um curso de preparação para batizar seus filhos/futuros afilhados. O curso é oferecido uma vez por mês ( geralmente na quinta-feira anterior à data do batismo), das 20h às 22h. As inscrições são feitas na secretaria da paróquia.

Batismo para adultos

Os adultos que desejam se tornar católicos, devem ser catequizados e iniciados na fé católica. Para isso, devem realizar um curso de formação e preparação (diferente dos pais e padrinhos) para se tornarem aptos a receber não somente o batismo, mas os três sacramentos de iniciação – batismo, eucaristia e crisma. Dessa forma, o batismo de adultos é transferido para a Pastoral de Catequese.

História da pastoral

A Pastoral nasceu no ECC. É formada por um ex-círculo do ECC que aceitou o convite para participar das atividades da igreja. Tudo começou com o casal Maria Helena e Giordano, que se ofereceu para ajudar a Izabel Rocha, que àquela época era sozinha – e havia sido por diversos anos – “a” pastoral do batismo. Uma vez na pastoral, Maria Helena e Giordano convidaram Thaís e Mario para integrar o grupo. Izabel nos preparou, partilhou conosco sua experiência e nos formou. Feito isso, deixou os cursos e batizados sob a responsabilidade da equipe e permanece como tutora, conselheira e exemplo. Thaís e Mario convidaram o casal Thereza Christina e Dutra. Depois vieram Nelba e Carlos Alberto, Marlúcia e Eustáquio (padrinhos do círculo do ECC). Recentemente entrou para a Pastoral um novo integrante, Paulo Lúcio, primeiro membro não oriundo do círculo do ECC.

Como fazer parte da Pastoral do Batismo

Se você se interessou em fazer parte da Pastoral de Batismo, será muito bem vindo! Só é preciso ser batizado, viver de modo coerente com a fé que professa e ser comprometido com o serviço a que se propõe. Basta entrar em contato com os coordenadores:

Thais – oliveiralemosde@gmail.com.br

Mario – molavom@gmail.com.br

Documentos necessários para o batismo

  • Certidão de nascimento da criança;
  • Certificado do curso preparatório dos pais e padrinhos;
  • Padrinhos devem ser maiores de 16 anos, batizados e crismados, solteiros ou casados na Igreja Católica.

Próximos Cursos de Batismo

Últimas Notícias

Batizados - Comunidade Olhos D'água

A comunidade Olhos D'água contou com o padre Carlos Costa para…
Semana Santa

Entrega de pastas da Semana Santa 2014

/
A PNSL convoca todas pastorais e movimentos para a entrega de…